quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Seminário PDI_09/12/2008

Estivemos reunidos dia 09/12 no Seminário sobre Pizarras Digitais Interativas no Salão de Atos do Edificio da Facultade de Ciencias da Informação da Universidad Complutense de Madrid.

Eu particularmente, participei somente no período da tarde, pois a reunião foi considerada com duração de todo o dia apenas alguns dias antes do evento e infelizmente estava em período de coleta de dados no Brasil e estava em contato com meu diretor de tesina todos os dias.

Assisti a pequena introdução de Francisco García García que depois de falar 5 minutos deixou a sala de reuniões y a apresentação de Rogerio Garcia Fernandez que falou sobre as aplicações comunicativas da lousa digital e a mesa redonda que tratou a temática da inovação em estratégias educativas e desenvolvimento de mudança de ação didatica por partes dos professores.

Falando com os companheiros sobre o que foi apresentado no período da manhã mais o que presenciei pela tarde sinto que sempre que se fala de lousa digital o assunto é tratado superficialmente, até hoje não vi ninguém que se aprofundasse nas metodologias de uso, apenas dizer que a lousa é um espelho mágico não engrandece muito. Seria interessante apresentar logros e experiencias falhas, discutir estas experiencias, refletir novas formas de uso e principalmente não achar que a tecnologia é a salvação da educação e sim somente mais um suporte para o professor.

Outro ponto importante é que pudemos presenciar que até os especialistas no assunto se atrapalham quanto a utilização deste instrumento e o que pensar dos professores que não tem apoio técnico no meio de uma aula com 30 alunos? São pontos a serem refletidos!

Nenhum comentário: