Eu particularmente, participei somente no período da tarde, pois a reunião foi considerada com duração de todo o dia apenas alguns dias antes do evento e infelizmente estava em período de coleta de dados no Brasil e estava em contato com meu diretor de tesina todos os dias.
Assisti a pequena introdução de Francisco García García que depois de falar 5 minutos deixou a sala de reuniões y a apresentação de Rogerio Garcia Fernandez que falou sobre as aplicações comunicativas da lousa digital e a mesa redonda que tratou a temática da inovação em estratégias educativas e desenvolvimento de mudança de ação didatica por partes dos professores.
Falando com os companheiros sobre o que foi apresentado no período da manhã mais o que presenciei pela tarde sinto que sempre que se fala de lousa digital o assunto é tratado superficialmente, até hoje não vi ninguém que se aprofundasse nas metodologias de uso, apenas dizer que a lousa é um espelho mágico não engrandece muito. Seria interessante apresentar logros e experiencias falhas, discutir estas experiencias, refletir novas formas de uso e principalmente não achar que a tecnologia é a salvação da educação e sim somente mais um suporte para o professor.
Outro ponto importante é que pudemos presenciar que até os especialistas no assunto se atrapalham quanto a utilização deste instrumento e o que pensar dos professores que não tem apoio técnico no meio de uma aula com 30 alunos? São pontos a serem refletidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário