Em seguida, tomou a palavra Juan Manuel Joya, responsável pela página Web do ISFTIC, onde explicou como está dividido e fundamentado o site web, como por exemplo as assinaturas existentes, os conteúdos e os níveis de ensino (secundária, bacharelado, etc). Quanto aos conteúdos o professor enfatizou que os professores usuários do espaço preferem a busca por conteúdos devido a transversalidade existente hoje entre os conhecimentos. A grande dificuldade, segundo o mesmo, é avaliar os recursos disponíveis e eleger o que quitar e o que manter, devido o avanço do conhecimento que se dá de maneira veloz. Para inserção de conteúdos é ususal utilizar os recursos que os próprios professores produzem e os pões para participar em prêmios de atividades curriculares. Um ponto a se destacar é que não se considera a acessibilidade dos conteúdos, porque em 90% casos esta regra não é seguida pelos professores, o que tornaria este repositório de ativisades um fiasco.
Gonçalo Mingo, responsável pela formação a distancia, destacou que o ISFTIC oferece cursos de formação em rede somente para professores que estão atuando na educação pública e que os professores da rede provada de ensino e os desempregados não são atendidos. O trabalho é desenvolvido praticamente no território espanhol, mas também existem ações no Peru, Paraguay, Nicaragua e República Dominicana. Alunos e tutores tem comunicação privada através de e-mail.
Elena Domingues, responsável pela formação presencial, explicou que todos os cursos oferecidos pelo ISFTIC tem as mesma estrutura e que a nível ministerial a formação é estendida a todo território nacional a parte da formação oferecida pelas comunidades autonomas. A creditação é feita por horas de formação, o que se reverte numa melhora no posto de trabalho dos professores e no salário mensal. Um ponto a se destacar é que o Ministério de Educação em parceria com outras instituições oferecem congressos, palestras, totalmente subsidiados aos professores, o que demonstra a seriedade em relação a formação continuada e o desejo de melhorar sempre. Os requisitos mínimos são a participação de não mais que dois professores de centro de ensino.
Encerrando a sessão Miguel de la Fuente, responsável pelos conteúdos educativos em rede e criador do banco de imagens, expos um pouco das possibilidades de busca através deste recurso e tambem nos mostrou os recursos disponíveis por área de conhecimento. Um exemplo interessante é o EDUSPORT, da área de educação física que oferece um espaço onde os professores podem montar suas aulas on line e guardá-las em seu disco duro e também disponibiliza-las em rede para utilização de outros professores.
O ISFTIC oferece uma web com diversos materiais livres para download, além de conter cursos e capacitações em formato ISO que pode ser travado em um CD. É um ambiente de grande valia para apoio ao trabalho do professorado. Para saber mais visite:
http://www.isftic.mepsyd.es/
Nenhum comentário:
Postar um comentário