quinta-feira, 13 de novembro de 2008

DIM - Madrid

Dia 11 de novembro, estivemos presentes na Universidad Autonoma de Madrid para participar do encontro DIM - Madrid que é um grupo de professores e profissionais do contexto educativo. Atuando em diferentes níveis e disciplinas este grupo fomenta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação visando melhorar o ensino. O objetivo principal é compartilhar idéias conhecimento e projetos.

A reunião contou com a presença e referentes temáticas:

1º bloco:
  • Pere Marqués: Web 2.0 y PDI (Pizarra Digital Interactiva)
  • Julio Real: Posibilidades didácticas de los Netbooks
  • Amadeo Mora: "Instituto Superior de Formación y Recursos en Red"
Assistimos a três exposições muito interessantes, que geraram boas perguntas e reflexões da platéia presente, entretanto o posicionamento dos professores Pere Marques e Julio real poderiam ter sido mais engrandecedores na hora de dar suas respostas. Se centraram especificamente no preço de equipamentos para vender as suas idéias e em nenhum momento lhes ocorreu citar os estudos que estão sendo realizados com os equipamentos citados por eles e suas vantagens e desvantagens para apropriação do sistema de ensino. Em meio a luta verbal travada, o professor amadeo Moura fez a intervenção mais sensata que se poderia esperar, lembrando que de nada adianta ter equipamentos se não existem recursos humanos para apoiar na manutenção técnica dos centros de ensino. Afinal o que adianta aos professores ter um equipamento que não funciona como o desejado e mais a fundo se não sabem o que fazer com os novos equipamentos?

2º Bloco:
  • Juan Pedro Garbayo y Ángeles Gutiérrez: "The Number Race", programa para la intervención en la discalculia
  • Sulma Farfán: "Universidad y Sociedad del Conocimiento"
  • César Poyatos: Colaboración en la red. Ning y DimMadrid
Aqui tivemos a oportunidade de conhecer um trabalho motivante desenvolvido por Juan Pedro e Angeles Gutiérrez na área de matemática. Um software desenvolvido em Java que auxilia as crianças que tem dificuldades para contar. A lógica de analise do software é excepcional e associa prazer a aprendizagem já que tem uma interface que lembra a estrutura de um simples videojogo.

Vale a pena comentar a rede social idealizada por César Poyatos criada para ser um espaço colaborativo de idéias e materiais. O mais interessante em minha opinião é que a alternativa não invade os famosos espaços que tanto nossos alunos, como professores estão inseridos para relacionar-se como forma de lazer, mas com certeza não de forma escolar ou de aprendizagem. Existem comunidades formadas para isso mas que em geral não fomentam nenhum tipo de discussão significativa justamente pela caracteristica de diversão associada as conhecidas ferramentas como: facebook, myspace, orkut, etc.

Links de interesse: http://dimmadrid.ning.com/

Nenhum comentário: