sábado, 11 de outubro de 2008

Plataforma ProQuest - 09/10/2008

Estivemos reunidos no salão de atos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia para participar de uma palestra sobre as plataformas CSA Illumina e ProQuest presidida por Marta Estruch, Training and Information Specialist de ProQuest,. Nos foi apresentado minuciosamente como acessar e realizar as buscas nestas bases de dados a partir do site da biblioteca da Uned.


Foi explicitado que existe um grande acervo de literatura francesa e inglesa na plataforma CSA Illumina, o que com certeza vai nos ajudar muito para complementar a bibliografia para nossas dissertações de mestrado. Também se utilizou realizar juntamente com a platéia diferentes buscas testando os diferentes limitantes. Adicionalmente, é uma base de dados de funcionalidade muito próxima a base de dados B-on – Biblioteca do Conhecimento On-line de Portugal.


Já a plataforma ProQuest tem funcionalidades um pouco distintas da 1ª apresentada. Cerca de 70% das publicações provem dos Estados Unidos e Canadá e em minha opinião sua funcionalidade é um pouco mais complicada o que pode tornar a busca mais demorada.


Acredito ser uma boa oportunidade para os que não conheciam a plataforma poder participar desta palestra. Entretanto cabe ressaltar uma questão a se pensar: “Numa sociedade que cada vez mais disponibiliza informação, o mundo acadêmico que gera as pesquisas de ponta, ainda se resguarda disponibilizando o conhecimento a partir de pagamento prévio. Até quando?”.

Vemos boas iniciativas pelo mundo, entre elas se encontram um exemplar trabalho dos países "ditos em desenvolvimento". O Brasil, por exemplo, atualmente utiliza um sistema de bibliotecas on-line onde as principais universidades brasileiras estão inseridas e se disponibiliza desde catálogos, monografias a teses de doutorado totalmente aberto a downloads face a um simples cadastro por e-mail, onde se cria um login e uma palavra passe de acesso. A maioria das universidades estaduais e federais já contam com quase 100% do seu acervo publicado na rede mundial de computadores. Contamos também com um buscador de artigos indexados chamado Scielo que além do Brasil, participam diversos países da América Latina, além de Portugal e Espanha. O governo federal através da CAPES também disponibiliza um espaço chamado Domínio Público, onde estão disponibilizadas as pesquisas a nível de mestrado e doutorado. Além disso, existe uma política governamental que incentiva todas as esferas do poder público, universidades e escolas de ensino básico a utilizar softwares OpenSource numa tentativa de democratização da tecnologia e do conhecimento. Creio ser um bom exemplo a ser seguido!


Nenhum comentário: