sábado, 11 de outubro de 2008

Situação atual das TIC: os casos de Brasil e Chile


Em 7 de outubro de 2008, concretizamos nosso 2º encontro do Master Euromime, onde Chile, representado pelas estudantes, Carolina Figueroa, Raquel Aburto e Monica Gallardo; e Brasil, representado pelas estudantes Carmen Aranda, Débora Sebriam e Lourdes Martins, realizaram uma pequena palestra sobre o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação nestes países. No Chile o uso das novas tecnologias em contexto educativo está basicamente ligado ao projeto ENLACES, cujo objetivo principal é conectar as escolas deste país a rede mundial de computadores e diminuir a exclusão digital.


O grupo brasileiro preparou sua exposição de uma ótica que vai desde a escola básica, passando pelas universidades, a população em geral, até chegar aos pólos tecnológicos distribuidos pelo país. Em contexto escolar, nomeadamente a educação básica, os programas de maior relevância nacional são o ProInfo e o Projeto Banda Larga, que tem como objetivo principal levar infraestrutura as escolas e oferecer capacitação de professores já atuantes da rede de ensino. Para a população em geral de todas as faixas etárias estão sendo instalados os Telecentros, os municípios recebem 10 computadores e ligação banda larga a internet e oferece este espaço de maneira gratutita a sociedade, promovendo a inlcusão digital. Atualmente o projeto está instalado em 5.300 municípios. No âmbito das universidades, além de as universidades presenciais estarem todas conectadas e oferecerem algum tipo de formação a distância, ou ainda, experiências de ensino presencial conectado, tem-se a UAB - Universidade Aberta do Brasil, que foi criada com o objetivo de atingir milhões de pessoas que moram longe dos grandes centros. E por último, foi explicitado a importância dos pólos de tecnologia, que em suma produzem novas tecnologias para o mercado interno e para exportação. Este tipo negócio, tem faturado em torno de 4 bilhões de dólares anuais.


Foi realmente uma troca de experiências muito valiosa, entre todos os companheiros, onde podemos entender melhor as pequenas particularidades da educação entre diferentes países e as iniciativas governamentais e privadas na busca da excelência para inserção, apropriação e utilização das TIC a favor das escolas e da população em geral. Além de gerar novas idéias em cada um de nós para quando retornamos aos nossos países continuarmos promovendo o desenvolvimento desta área, assim como propor novos projetos que sejam inovadores e eficazes.



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