quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Situação das TIC na América Latina

Dando encerramento as exposições sobre a situação atual das TIC nos países latino-americanos, realizou-se as exposições de Bolívia, Colômbia e El Salvador, respectivamente realizados nos encontros semanais Euromime de 14 e 21 de outubro.

A situação boliviana exposta pelo Euromime Carmelo, ainda caminho em passos lentos, tal fato se dá principalmente pelos problemas sociais e políticos, o alto custo da tecnologia, além da situação geográfica deste país. Atualmente a Colômbia tem uma população de cerca de 8.270.000 habitantes, onde somente 3,4% da população tem conexão a internet. No contexto educativo o governo vem realizando alguns esforçoes para diminuir este abismo digital através de projetos como: Programa Nacional de Alfabetização, dirigido a população analfabeta que representa 15% das pessoas com mais de 19 anos, Programa Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que objetivoa levar infraestrutura as escolas e oferecer capacitação de professores e por fim, o Telecentro Educativo Comunitário, que oferece conexão a internet para a população em geral.

No caso colombiano exposto pelos Euromimes John, Wilmer e Monica, atualmente existem 3 programas de nível nacional para implantação das TIC. O programa Compartel que através de implantação de telecentros leva infraestrutura e conexao a internet democratizando o acesso as novas tecnologias. Agenda de Conectividade que visa modenizar as instituições públicas e aumentar a competitividade do setor produtivo. O programa funciona baseado em 3 pilares, a cidadania, a administração pública e o setor empresarial. E finalmente, o programa Computadores para Educar, que funciona desde o ano de 2002 e objetiva promover o uso das TIC nas escolas públicas do país. A infraestrutura é doada pela iniciativa privada e entidades oficiais, além de contar com a assessoria do programa “Computers for Schools” desenvolvido pelo Canadá desde 1993.

Finalizando este ciclo de palestras e reflexões o El Salvadorenho Ricardo, desenvolveu sua apresentação destacando os programas governamentais para utilização das TIC e a importância dos formadores de docente, destacando a instalação dos Telecentros e sua importância para inclusão digital neste país. Nota-se que a iniciativa dos telecentros são uma iniciativa presente em todos os países latino-americanos representados neste caso, pelos estudantes Euromimes.

Nenhum comentário: